domingo, 20 de junho de 2010

Um Bólido Brilhante

Antônio Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG - REA/Brasil

I - Introdução:

Na tarde/noite do dia 19 de junho de 2010, foi observado nas imediações do município fluminense de Areal-RJ um brilhante bólido que cuja magnitude pode ser estimada em torno de -12.

II - Dados:

Hora = 20:27 (TU).
Magnitude = -12.
Velocidade = Muito rápido.
Duração = +/- 4 seg.
Cores: Prata (Coma interna); Branco (região nuclear) e traços verde (Coma externa).
Altura: 45º
Ruído = Não percebido.
Longitude = Traço não mensurado.
Nebulosidade = 9999
MALE = 4.5


III - Notas:

1 - Pode ser observado após o evento até 20:37 (TU) a presença de fumaça naquela área do céu; entretanto não pode ser certeza que essa fumaça, seja oriunda do evento acima mencionado, visto que foram observadas naquela mesma área (BR-040) áreas de queimadas;

2 - O planeta Vênus já era observado, apresentando uma magnitude de -4.0, sendo sua elongação de 38.0°; já o percentual iluminado do disco lunar era de 0,58%.

3 - As coordenadas geográficas (aproximadas) locais são:
Lat .: 22.291001°
Long: -43.127215°
Alt .: 648 mts.

5 - Ocaso do Sol e fases do crepúsculo vespertino no momento e local observado:
Ocaso do Sol: 20:16 (TU);
Crepúsculo Civil: 20:46 (TU);
Náutico: 21:14 (TU);
Astron: 21:41 (TU).

6 - Desenho:




http://www.youtube.com/watch?v=B8t6tbcTTTY

6 comentários:

  1. Boa noite, também vi em Petrópolis, por volta de 17:15, ainda estava o céu claro. Vc sabe o que foi? Fiquei muito assustada, gostaria de saber mais sobre o acontecido. Desde já agradeço. Milene Klippel

    ResponderExcluir
  2. Oi Milene!

    Que bom que você viu esse fenômeno também. Estou em constante contato com outros astrônomos no Brasil e na Espanha. O fenômeno foi observado em Areal, Petrópolis e Campos dos Goytacezes.

    Alguns astronômos no nordeste do Brasil, também informam que observaram semelhante fenômeno. Ao que tudo indica, "O planeta Terra naquele dia e horário interceptou uma corrente meteórica (isso e até corriqueiro, quando podemos observar diversas estrelas cadentes); entretanto neste caso, ocorreu que fomos atingidos por grandes rochedos que incendiram-se ao penetrar na alta atmosfera terrestre, produzindo toda aquela luz.

    Um grande abraço,

    Campos

    ResponderExcluir
  3. Astro saudações!
    Obrigada pelo relato de tão belo bólido!
    Neste período está em ação muitos radiantes de meteóros, todavia, penso que a reentrada de algum lixo espacial não deve ser descartada ainda.
    Seria necessário mais informações de pessoas que teriam avistado o evento e que possam nos dizer uma estrela e/ou constelação cujo bólido foi avistado (início e final do evento), assim poderíamos saber se algum dos radiantes estava acima do horizonte no momento, para traçarmos um possível caminho ´do bólido até o radiante.
    Radiante data início/ fim

    Omega Scorpiids 23 maio/15jun
    Arietideos 22maio/2jul
    Sagitarideos 1jun/15jul
    Lyrideos de Junho 10jun/21jun
    Tau Cetideos 18jn/4jul
    Bootideos de Junho 28jun/28jun
    Tau Aquarideos 19jun/5jul
    Theta Ophiuchideos 4jun/15jul
    Abração a todos!

    ResponderExcluir
  4. Caros(as)!

    No blog do Clube de Astronomia Luis Crulz de Campos dos Goytacazes, encontramos as seguintes informações:

    "O município de Varre-Sai, no extremo noroeste do estado do Rio de Janeiro, está tendo a oportunidade de contribuir para o entendimento da formação dos planetas no universo. Especialistas afirmam que ocorreu um fenômeno raro no último sábado (19/06), onde um meteoro entrou na órbita terrestre. Este meteoro foi avistado em diversos estados da costa brasileira. O acontecimento pode ser visto a olho nu, por volta das 17:30 hrs. O corpo de bombeiros da cidade de Campos dos Goytacazes recebeu dezenas de denúncias no dia, e também há relatos de que puderam ser vistos indícios do fato nas cidades no interior do Minas Gerais, além de Natal, no estado de Rio Grande do Norte.
    Porém, a importância do fato se dá pela descoberta de uma parte do meteorito, encontrada na comunidade de Santa Rita do Prata, distrito do município de Varre-Sai/RJ. O que parece ser, foi à única cidade que conseguiu provas concretas desta atividade astronômica.
    A Prefeitura de Varre-Sai está mobilizando em parceria com o IFF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense) e com a UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense) uma equipe para que sejam feitas novas descobertas no município, além de análise detalhada do material encontrado.
    Segundo especialistas, o registro de eventos deste porte não ocorre a mais de 19 anos no Brasil.

    THIAGO RAMOS (Prefeitura de Varre-Sai)"

    É oportuno ainda informar o link da Gazeta do Sul:

    http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2010/06/649684-pedra+cai+do+ceu+e+assusta+moradores+do+sul.html

    ResponderExcluir
  5. Pude observá-lo da BR040, sentido Belo Horizonte / Conselheiro Lafaiete, MG.

    ResponderExcluir
  6. Tbem observei o evento da br - 040 sentido Itaipava, RJ.

    ResponderExcluir