quinta-feira, 1 de setembro de 2011

A oposição de Urano em 2011.

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil - AWB

- Aquela não está no mapa!. Creio que assim tenha ocorrido a varredura do céu na noite de 13 de março de 1781, na constelação de Touro e a gêmeos (Herschel conhece bem aquela área do céu). Não parece uma estrela (magnitude de 5.6), porque em mais uma observação através da ocular. Ele vê um disco ligeiramente alongado (ângulo de fase de 3.0°).



Assim, Sir William Herschel anunciou sua descoberta, expandindo as fronteiras do Sistema Solar pela primeira vez na história moderna. Tornando o planeta Urano o primeiro descoberto com um telescópio e atraindo a inveja dos que espalhavam que ele, havia descoberto Urano a conta do acaso.

Não dando bola aos incrédulos, Herschel descobre 6 anos mais tarde, utilizando um telescópio ainda melhor 2 de seus satélites naturais: Titânia e Oberon.

Em 29 de setembro próximo, Urano estará novamente em oposição sendo que, tornar-se-á um desafio aos nossos telescópios, objetivar nossas observações em seus respectivos satélites então, foi preparado efemérides com as suas respectivas identificação (tabela 1 e figura 2), além de uma carta de busca (figura 3) e as efemérides necessárias para essa tarefa (tabela 2).










Boas observações!

Referências:

- Almanaque Astronômico Brasileiro – 2011 – Antônio Rosa Campos – CEAMIG – Dez 2010; 93p.

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Neptuno_%28planeta%29 – Acesso em 12/07/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário