domingo, 30 de outubro de 2011

O retorno do ATLAS!

Breno de Castro Campos
brenocastro31@yahoo.com.br
CEAMIG


Leitores,

Após um longo tempo em trabalho de reestruturação (Overhaul), um dos maiores e mais importantes telescópios existentes no Brasil está prestes a retomar suas operações para solo das Minas de Ouro. O ATLAS ( Amateur telescope Laboratory for Astronomical Science) retornou a seu casa no municipio de caeté (Serra da Piedade) MG, aproximadamente 60 Km de Belo Horizonte.

O telescópio, inicialmente projetado com uma montagem Dobsoniana (Madeira), ganhou no decorrer de todo o trabalho, uma montagem Split- Ring totalmente em metal anticorrosivo, para equipar o prédio roll-off-loof de 6 metros no Obervatório Wykrota [859] Wykrota Observatory - CEAMIG que pertence ao CEAMIG.


O telescópio é o terceiro maior do Brasil, tem uma abertura de 635 mm (25") f/4 numa montagem newtoniana. O espelho principal foi adquirido de Swayze Optical (EUA), tem 50 mm de espessura e pesa 73 libras.
A distância focal informada pelo fabricante (gravada na lateral do bloco) é de 99 1/8". É o Maior pertencente a um grupo de astronomos e sem qualquer incentivo do governo.

O telescópio ainda terá nova pintura e sua automação 100% propria feita pela equipe GAT (Grupo de Automação) do CEAMIG juntamente com alguns dos participantes do projeto, antes de abrir totalmente o olho do gigante para o céu no Brasil.



Veja o Link Abaixo:

http://www.ceamig.org.br/6_proj/atlas/index.htm

4 comentários:

  1. Olá, Breno e Toninho. Parabéns por esta postagem e pelo blog. Mito bacana toda essa trajetória para se conquistar um lugar de destaque no mundo da Astronomia observacional com este equipamento. Vocês estão realmente de parabéns e todo o CEAMIG!!!
    À PROPÓSITO: DE QUE ANO É AQUELA PRIMEIRA FOTO?

    UM ABRAÇÃO,
    PROFESSORA ALCIONE CAETANO.

    ResponderExcluir
  2. Oi Alcione, não sei bem a data da primeira foto, acho que é no ano de 1999 mais ou menos.

    agradecimentos,

    Breno

    ResponderExcluir
  3. Hehehe, Hô vontade de ter saído nesta foto, kkk:)

    Um abraço à toda esta nossa turma que sem verbas e ajuda governamental ousou conquistar este desafio, não somente ousou como tem sempre lançado desafios de superação um após o outro.

    À toda a turma CEAMIG um grande abraço, é uma honra participar com vocês destas conquistas.

    ResponderExcluir
  4. Oi Euller!

    E bastante pertinente suas palavras, talvez a grande lição que podemos tirar dessas situações seja "Superar desafios, issa é em essência o limite da alma humana".

    Um grande abraço,

    Toninho e Breno.

    ResponderExcluir