quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Personagens da nossa Astronomia


RODOLPHO   CANIATO
(1929 -  )


                                                                                     Nelson  Travnik
Rodolpho Caniato nasceu no Rio de Janeiro em 1929. Em 1951 iniciou seus estudos de matemática e física na PUC do Rio de Janeiro. Em 1953 transferiu-se para Campinas, SP, tendo concluído Bacharelado e Licenciatura em física na PUC desta cidade em 1956. Nesta Universidade lecionou junto as cadeiras de Mecânica Celeste e Cosmografia e construiu um telescópio que foi a semente para a fundação do ‘Grupo de Astronomia Galileu Galilei’. Foi chefe do Departamento de Matemática e também professor da cadeira de Física Geral e Experimental. Foi professor de física na UNESP de Rio Claro  onde em 1976 defendeu Tese de Doutorado com “Um Projeto Brasileiro para o Ensino de Física”. Atuou também na UNICAMP até 1976. Fez cursos de pós-graduação na Universidade Nacional do Chile (1964) e no Reed College (1965) nos EUA. Escreveu vários livros entre os quais se destacam: “O que é Astronomia”, “As Linguagens da Física”, “(Re) Descobrindo a Astronomia”, “A Terra em que Vivemos” e “O Céu”. Esses três últimos foram editados pela Editora Átomo de Campinas. Caniato tem ministrado cursos e palestras em diversas regiões do País e em muitos países da América Latina. Outrossim, em várias ocasiões, tem sido convidado para participar nos ‘Encontros Regionais de Astronomia’, EREA, em vários Estados. Amante da música erudita, principalmente da ópera, tem se destacado por sua excelente voz havendo já participado certa feita do “O Guarani” de A. Carlos Gomes. Astronomia e Música faz com que sempre estejamos juntos em eventos dessa natureza.

HOMENAGENS

Seu nome está perpetuado no “Planetário Rodolpho Caniato” do complexo astronômico “Stellarium Durval Ribeiro” no Jardim Miriam da Fundação Andreani na Vila Antiga, Campinas,SP. No último dia 6/10/12 foi homenageado com seu nome no “Auditorium Rodolpho Caniato” do Observatório Astronômico de Piracicaba, SP.  Seu nome consta do “Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica” de Ronaldo R. de Freitas Mourão, Editora Nova Fronteira, 2ª edição.

Nelson Travnik é astrônomo nos observatórios municipais de Americana e Piracicaba, SP, e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário