sábado, 1 de junho de 2013

Observatório investe em Educação Espacial

Nelson Travnik
nelson-travnik@hotmail.com


Cientes de que não existe futuro para um país que não investir em educação e ciência espacial, uma nova atividade desenvolvida pelo Observatório Astronômico de Piracicaba – Secretaria de Educação, SP, está suscitando inusitado interesse e entusiasmo nas visitas escolares.

Trata-se do lançamento de um foguete artesanal, segundo um modelo desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira e publicado no Boletim Espaço, novembro/2012 através do programa AEB Escola. O lançamento é antecedido por uma palestra em que é ensinado desde o primeiro uso com sucesso de foguetes em 1232 pelos chineses na cidade de Kai-fung-fu ao repelir um ataque dos mongóis com “flechas de fogo voador”, até os dias atuais mostrando os benefícios gerados através de novas tecnologias desenvolvidas pelos programas espaciais. É mostrado que elas constituem atualmente um dos elos mais importantes para o desenvolvimento e o aprimoramento de praticamente todos os ramos da atividade humana. 

A introdução da nova atividade do Observatório deveu-se a colaboração  recebida da Agência Espacial Brasileira, AEB, em forma de amplo material de ensino e divulgação. Além da conscientização sobre a importância do Programa Espacial Brasileiro, é também transmitido aos alunos conhecimentos gerais sobre pesquisas envolvendo o estado da atmosfera terrestre realizada por foguetes e balões. 

Após a atividade os alunos complementam o assunto  pela internet  no programa AEB Escola, www.aeb.gov.br, como também a escola é convidada a participar da ‘Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica’, OBAA, já em sua 16ª edição. Em 2012 a OBAA contabilizou 800 mil participantes e estima-se que em 2013 este numero atinja 1 milhão ! O sucesso da nova atividade desenvolvida pelo Observatório pode ser medida pelo numero das visitas escolares: estão totalmente preenchidas até o final do ano!

5, 4 , 3 , 2 , 1  fogo! O  foguete, no detalhe, alcança até 40 metros.

Eu acredito que a raça humana não tem futuro se não for para o espaço” - (Stephen Hawking, físico inglês)

Maiores informações:
Nelson Travnik, diretor do Observatório Astronômico de Piracicaba, SP e Membro Titular da Sociedade Astronômica da França.

Um comentário:

  1. Muito legal mesmo. As atividades desempenhadas pelo Observatório são fantásticas!!!

    ResponderExcluir