domingo, 4 de maio de 2014

O Cometa C/2014 E2 (Jacques)

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil - AWB

Este cometa foi descoberto na noite de 12 para 13 de março último pela equipe do SONEAR (Southern Observatory for Near Earth Research - Observatório Austral para Pesquisa nas proximidades da Terra), quando o astrônomo amador Cristóvão Jacques L. de Faria (b.1962) já naquela oportunidade, identificou o aspecto deste objeto, utilizando um telescópio sinóptico de 457 mm (18") de abertura com montagem equatorial e câmara CCD no foco primário. 

Trata-se da segunda descoberta de cometas, envolvendo essa equipe de observadores (associados do CEAMIG – Center of Astronomic Studies of Minas Gerais), visto que o cometa C/2014 A4 (SONEAR), também foi descoberto neste observatório situado na cidade de Oliveira-MG (Brasil) na noite de 11-12 de janeiro de 2014, pela mesma equipe.

Visível nesta época do ano na primeira fase da noite; já em março o astrônomo amador Paulo Holvorcem (via e-mail REANET) indicou que o deslocamento é relativamente rápido, cerca de 1,15 graus por dia, sendo que suas magnitudes já se encontram dento do limite observacional de pequenos e médios instrumentos óticos (tabela 1). 

Na noite de 17 de abril último o astrônomo amador italiano Rolando Ligustri, utilizando o ITelescope.net de Siding Spring na Austrália realizou uma espetacular fotografia (figura. 1), quando então este cometa se encontrava com uma magnitude de 9.4 na constelação de Puppis.

Seu descobridor,  figura naturalmente carismática entre os demais associados do CEAMIG e também da REA (Rede de Astronomia Observacional), o amigo Cristóvão Jacques (figura. 2) é natural de Belo Horizonte-MG sendo na atualidade um dos mais profícuos observadores brasileiros. Alegre e jovial acha-se sempre disposto a ensinar sobre as coisas do céu aos interessados na ciência, não poupando esforços no afã de contribuir da melhor forma possível nas diversas atividades de seu grupo de astronomia. Merecidamente seu nome torna-se a 48ª referência nominal brasileira no espaço, ao lado de Santos Dumont (cratera lunar), Holvorcem (Cometa C/2013 D1), Senna (asteroide 6543) e tantos outros que oportunamente mencionaremos.

Boas Observações!

Referências:

- http://rea-brasil.org/cometas/14e2.htm - Acesso em 04/05/2014.
- http://www.calsky.com/cs.cgi - Acesso em 04/05/2014.
- http://rea-brasil.org/cometas/13d1.htm - Acesso em 04/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário