sábado, 26 de julho de 2014

Falecimento do Professor Ronaldo Rogério de Freitas Mourão

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB

Novamente a ciência astronômica no Brasil sofre um revés com a partida de um de seus mais importantes disseminadores. O professor Ronaldo Rogério de Freitas Mourão, incansável trabalhador na missão de levar a todos os mais importantes avanços da astronomia cativou uma série de astrônomos amadores no Brasil que atualmente, realizam excepcional trabalho de importância fundamental a essa ciência.

Suas referências bibliográficas são um ponto marcante nas séries que mensalmente podemos ver nesta página de astronomia. Lembro algumas vezes em que via o Professor Ronaldo Mourão pelos Jardins do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, certamente absorvido em pensamentos que muitas vezes levariam a prelo, obras de importância para o público leitor de astronomia, astrofísica, astronáutica e ciências correlatas.

Um dos membros fundadores do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) em janeiro de 1985 e também do Clube de Astronomia do Rio de Janeiro (CARJ), destacou-se também por seus trabalhos de estrelas duplas, asteroides e cometas; entre os anos 70 e 80 por algumas oportunidades, vinha a Belo Horizonte-MG palestrar aos integrantes do CEAMIG em seus Cursos de Iniciação de Astronomia, temas que lhe eram de maior domínio.

Durante as atividades do XIII EANE (Encontro Nordestino de Astronomia) que foi realizado com sucesso pela ANRA (Associação Norte-Riograndense de Astronomia) entre os dias 30 de maio e 1° de junho de 2013, no campus central do IFRN em Natal-RN, onde tive a honra de conferenciar aos presentes naquela oportunidade, o tema: "Divulgação da Astronomia", mencionar a importância de suas obras para o grande público, enfatizando que são através desses trabalhos que ocorre o crescimento da nossa conscientização cosmopolita.

Que dizer de suas obras se não referências elogiosas?, muitos começaram a navegar pelo céu noturno através da orientação segura do "Atlas Celeste" (Editora Vozes), Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica, Editora Nova Fronteira (1997), entre outros (figura 1). 


Carismático e sempre afável, por diversas vezes recebia na sua residência a visita de inúmeros amigos como podemos frequentemente ver nesta página as informações postadas pelo astrônomo Nelson Travnik (figura 2).  

Por muitos anos ainda, esses trabalhos publicados farão parte do acervo da biblioteca pessoal de muitos amigos(as) para consultas e leituras sempre proativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário