sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

O inusitado cometa SOHO 2875

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB


Uma descoberta casual ocorrida em 18 de fevereiro último, vem chamando a atenção de um grupo de astrônomos, que de forma ainda provisória vem sendo chamado de "SOHO-2875," porque esta é a descoberta 2875 do Observatório Solar e Heliosférico (SOHO do inglês = Solar and Heliospheric Observatory).

Segundo Karl Battams do Naval Research Lab (Laboratório de Pesquisa Naval), este não pertence a familia de cometas que se tem registro, pertencentes ao grupo de Kreutz, nome de astrônomo alemão Heinrich Kreutz do século 19 (Os cometas rasantes Kreutz são fragmentos oriundos da cisão de um único cometa gigante de muitos séculos atrás). Ele aparece pela primeira vez como um leve ponto no canto superior direito da figura 1; então, fazendo seu voo rasante nas imediações do disco do Sol.

A figura 2, já apresenta o cometa apresentando uma cauda, quando numa sequência o Sol apresenta uma CME (Ejeção de Massa Coronal). Eventalmente as Câmaras LASCO do SOHO, captam cometas deste grupo, mas segundo Karl Battams, "este é relativamente brilhante" e a questão é: poderá ser obervado a partir da superfície terrestre?

A cauda agora apresentada está cada vez mais impressionante; Como até o presente ainda não existem elementos orbitais disponíveis, "pode ser" que a visibilidade a partir da Terra ocorra em poucas semanas". Estamos torcendo para que isso ocorra.

Boas Observações!

Referências

- SOHO - http://sohowww.nascom.nasa.gov/pickoftheweek/ - Acesso em: 20 Fev. 2015
- SpaceWeather.com - http://spaceweather.com./images2015/20feb2015/ - Acesso em: 20 Fev. 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário