domingo, 1 de março de 2015

Boa jornada Sr. Spock! (Leonard Nimoy, 1931 - 2015)

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB

"Diário de Bordo. Data Estelar 2457080.5"

Quem não gostaria de estar a bordo da nave USS Enterprise (NCC-1701) da Frota Estelar, juntamente com o Capitão James T. Kirk (William Shatner) e sua tripulação?

Pensamentos e sonhos como esse, embalaram a imaginação de muitos jovens (hoje adultos) que algumas décadas atrás faziam rapidamente suas lições escolares, para estarem com os olhos pregados em aparelhos de televisão assistindo a uma das séries de ficção científica de maior audiência na televisão mundial; Star Trek ("Jornada nas Estrelas") da Paramount Pictures.

Não existem dúvidas que aqueles episódios contribuíram de forma pró-ativa para que muitos indivíduos de ciência, optassem por áreas de atuação profissional e mesmo como hobby, dentro de um daqueles quadros vislumbrados pelos personagens da série. Conheço pessoalmente alguns que (como eu próprio) inspirados naquelas séries de televisão, apreciam hoje a própria exploração espacial, suas possibilidades e resultados imediatos de forma totalmente nobre e digna de respeito.


Essa era a imagem que aquela série de televisão passava para aquela juventude; porém no Diário de Bordo da USS Enterpreise devera estar escrito que na sexta-feira de 27 de fevereiro de 20012 (a data estelar DJ 2457080.5) embarcou rumo as estrelas Leonard Nimoy (figura 1); ator que consagrou o personagem senhor Spock; o humano alienígena oriundo de Vulcano (planeta fictício). Ele, ao lado de William Shatner e também DeForest Kelley (1920 - 1999) que viveu o personagem Dr. Leonard McCoy em Jornadas nas Estrelas. Por causa disso Leonard Nimoy foi indicado por 3 vezes ao Emmy (prêmio de TV norteamericano) em 1967, 1968 e 1969; anos em que o Programa Apollo estava culminando com seu objetivo de colocar um homem na superfície da Lua. 

Ator, diretor e poeta, Leonard Nimoy teve pelo personagem um admirável respeito dedicando-lhe o título de dois livros de sua autobiografia: I Am Not Spock (Inglês, 1975 Ed. Celestial Arts. ISBN 978-0-89087-117-1) e também: I Am Spock (Inglês, 1995 Ed. Hyperion Books. ISBN 978-0-7868-6182-8 (Edition Hardcover). Já doente devido a doença pulmonar, fazia utilização de sua conta no Twitter para postar mensagens sendo que a última já em tom de despedida diz: "A vida é como um jardim. Momentos perfeitos podem existir, mas não são preservados, exceto na memória" # LLAP o jargão de seu principal personagem. 

"Vida longa e próspera" essa é a nossa homenagem! 

Referências:

- Star Trek. CBS Entertainment <http://www.startrek.com/>. Acesso em: 27 Fev. 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário