quinta-feira, 1 de outubro de 2015

GREC - Grupo de Estudos de Reconhecimento do Céu: da Concepção à Realização

Aléxia Lage de Faria
alagef@gmail.com

"Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo."
Provérbio africano

O Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais - CEAMIG é uma entidade sem fins lucrativos, voltado para o estudo e a divulgação da astronomia e ciências afins (CEAMIG, 2015), oferecendo para este fim atividades semanais e mensais tanto para o seu quadro de associados, quanto para o público em geral. Além disso, possui também diversos grupos organizados com um determinado propósito, tais como o grupo ATM, destinado à fabricação amadora de telescópios, e o grupo de Automação de Telescópios, para a construção de hardware e desenvolvimento de software para sistemas de localização e acompanhamento.

Em novembro de 2014, alguns associados do CEAMIG propuseram a realização de um projeto-piloto para a criação de um novo grupo, denominado Grupo de Estudos de Reconhecimento do Céu – GREC, com o objetivo de criar e manter a cultura da observação e reconhecimento da esfera celeste entre os associados recém-ingressos nos quadros da entidade (CAMPOS, 2014). Foram então definidos a metodologia aplicável, os locais onde seriam realizados os estudos teóricos e os práticos, a bibliografia utilizada como material de referência, a quantidade inicial de participantes, bem como estabelecida a data inicial dos trabalhos, conforme exposto abaixo:

Metodologia 
Estudo sistemático de temas relacionados ao reconhecimento do céu, utilizando-se como base a bibliografia proposta, por meio de reuniões semanais realizadas aos sábados, no horário de 15:10 às 16:50h, e práticas observacionais mensais, das 18:00 às 19:30h. Para as observações, serão utilizados equipamentos do próprio CEAMIG. Todas as atividades são presenciais, organizadas e conduzidas pelo coordenador do grupo, Antônio Rosa Campos.

Locais
Biblioteca e Terraço da sede do CEAMIG, bem como o Observatório Wykrota (IAU Code 859), localizado na Serra da Piedade.

Bibliografia
- Observando as Constelações; Observação "Deep-Sky" com Pequenos Telescópios - Luiz Augusto L. da Silva;
- Observar o Céu Profundo - Guilherme de Almeida e Pedro Ré; 
- Burnham's Celestial Handbook.

Participantes
08 associados

Data inicial
21/02/2015

Definidas as bases para o início do projeto, a primeira reunião do grupo aconteceu na data programada, 21 de fevereiro de 2015, com os 08 participantes previstos e o coordenador do grupo. Foram discutidas algumas questões relacionadas às dúvidas comuns de quem inicia sua participação em um grupo de estudos de astronomia e comentada a bibliografia utilizada como base. Desde esta primeira reunião, todos os encontros seguintes tiveram seu áudio gravado para serem disponibilizados aos membros do grupo, com o objetivo de permitir rever algum tópico abordado ou para acompanhar o que foi discutido na reunião, caso o participante não pudesse estar presente. Acrescente-se ainda que todas as reuniões são formalizadas por meio de ata, onde registram-se as atividades realizadas e os tópicos estudados, assim como os nomes de seus participantes e eventuais convidados.

Desde então, as reuniões do grupo têm ocorrido conforme programado, entremeando-se os estudos teóricos com sessões práticas. É importante mencionar que as atividades práticas não se relacionam tão somente às observações. Como exemplos, podem-se citar a familiarização com os tipos de telescópios (FIG.1 e FIG.2) e o aprendizado da leitura e interpretação de informações existentes em um atlas celeste e efemérides astronômicas (FIG.3). As observações, por sua vez, têm sido realizadas de maneira sistemática, por meio de registros documentados, tal como pode ser visto na FIG. 4.


                    Figura 1 - Atividade prática - Tipos de Telescópios. Foto registrada por Pedro Eymard.
Fonte: EYMARD, 2015a.

                        Figura 2 - Atividade prática - Tipos de Telescópios – Foto registrada por Cícero Antônio.
Fonte: ANTÔNIO, 2015.

                           Figura 3 - Atividade Prática - Leitura de Atlas Celestes. Foto registrada por Pedro Eymard.
Fonte: EYMARD, 2015b.

Figura 4 - Exemplo de Ficha de Registro de Observação Astronômica.
Fonte: FARIA, 2015.


Outra experiência importante vivenciada por alguns membros do grupo foi a oportunidade de participar da I Jornada Observacional, ocorrida em Bom Despacho, em junho de 2015 (FIG. 5). O objetivo foi divulgar a astronomia para os estudantes das escolas estaduais Irmã Maria e Miguel Gontijo, por meio de palestras sobre constelações, sistema Terra-Sol-Lua e as pesquisas realizadas pelo CEAMIG. Ao final, foram realizadas observações no pátio da escola Miguel Gontijo, momento no qual muitos dos jovens estudantes puderam, pela primeira vez, ter a oportunidade de fazer a observação de constelações e planetas utilizando telescópios e binóculos.


Figura 5 - Equipe integrante da I Jornada Observacional em Bom Despacho, em junho de 2015. Foto registrada por Ronaldo Lúcio Ferreira, Diretor da Escola Estadual Miguel Gontijo. 
Fonte: FERREIRA, 2015.

Uma característica bastante interessante do grupo é a diversificação do nível de conhecimento pré-existente em astronomia, indo desde o iniciante até membros com conhecimento mais avançado. Por um primeiro momento, isso poderia soar como contraproducente, mas é talvez uma das razões que mais tem contribuído para a continuidade do projeto. O GREC é um grupo democrático, que abarca essa diversidade, usufruindo disso da melhor forma possível, ao extrair de cada membro a contribuição que lhe é possível oferecer dentro de seu grau de conhecimento, interesse e motivação pessoal. Além disso, destaca-se aqui um outro ponto extremamente relevante: o espírito altamente colaborativo de seus integrantes, que procuram compartilhar seu conhecimento das mais diversas formas, por meio da divulgação de links sobre matérias, notícias, referências a livros sobre o assunto, dentre outros, e que por isso mesmo, constantemente contribuem para a evolução da construção do conhecimento individual. Aliado a isso tudo, a experiência e o conhecimento do coordenador Antônio Campos tem beneficiado o aprendizado contínuo e sistemático de todo o grupo, assim como a sua proposta de dosar a teoria e prática, de forma equilibrada, propiciando um estudo bem mais rico e prazeroso.

Hoje, esta experiência piloto se mantém em franca atividade, totalizando 54 horas, distribuídas em 21 reuniões de estudo teórico (26 horas) e 11 atividades práticas (28 horas) até o momento.

Conforme mencionado anteriormente, como trata-se de um projeto-piloto, estão sendo experimentadas as mais diversas formas de abordagem e aprendizado, e por essa razão, não há previsão de término. É fato, contudo, que o coordenador empenha-se na condução do grupo, onde a aquisição de conhecimento de cada um depende extremamente do grau de esforço individual e contínuo de estudo dedicado à astronomia, revisando a teoria quando necessário, e praticando o que foi aprendido no seu cotidiano observacional. Também depende sobretudo de muita disciplina, determinação, persistência, e da capacidade de estudar e trabalhar em equipe, especialmente para aqueles que anseiam obter um conhecimento tão vasto quanto o proporcionado por esta ciência. Só o tempo dirá a cada um qual será a resposta a todo este empenho.

REFERÊNCIAS

ANTÔNIO, Cícero. 20150411_165235.jpg. Altura: 1536 pixels. Largura: 2560 pixels. 72 dpi. 24 bits. 1,24 MB. Formato JPEG. Imagem obtida na reunião do GREC sobre tipos de telescópios. Belo Horizonte, 11 abr. 2015.

CAMPOS, Antônio Rosa. (arcampos_0911@yahoo.com.br). [Ceamig] Grupo de Estudos de Reconhecimento do Céu! [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por ceamig@yahoogrupos.com.br em 24 nov. 2014.

CENTRO DE ESTUDOS ASTRONÔMICOS DE MINAS GERAIS - CEAMIG. Quem Somos. 2015. Disponível em: <http://www.ceamig.org.br/>. Acesso em: 27 ago. 2015. 

EYMARD, Pedro. 20150411_164434.jpg. Altura: 1536 pixels. Largura: 2560 pixels. 72 dpi. 24 bits. 1,10 MB. Formato JPEG. Imagem obtida na reunião do GREC sobre tipos de telescópios. Belo Horizonte, 11 abr. 2015. 

EYMARD, Pedro. 20150411_181939.jpg. Altura: 1536 pixels. Largura: 2560 pixels. 72 dpi. 24 bits. 1,25 MB. Formato JPEG. Imagem obtida na reunião do GREC sobre leitura de atlas celestes. Belo Horizonte, 11 abr. 2015. 

FARIA, Aléxia Lage de. Ficha de Registro de Observação Astronômica realizada no Observatório Wykrota. Belo Horizonte, 18 jul. 2015.

FERREIRA, Ronaldo Lúcio. 11055332_827383143977369_5985277375363586853_o.jpg. Altura: 1228 pixels. Largura: 2048 pixels. 96 dpi. 24 bits. 1,25 MB. Formato JPEG. Imagem obtida da equipe na I Jornada Observacional em Bom Despacho. Bom Despacho, 06 jun. 2015. 

Um comentário:

  1. Parabéns pelo trabalho! Parabéns pelo artigo! Excelente! Orgulho em fazer parte do CEAMIG e do GREC!!!

    ResponderExcluir