quinta-feira, 1 de setembro de 2016

A ocultação de rho Sagittari pela Lua em 12 de setembro 2016!

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB

Na noite de 12 setembro próximo, a Lua +75% iluminada e uma elongação solar de 120° ocultará a estrela rho Sagittarii de magnitude 3.9 e tipo espectral F0III/IV (Figura 1). Proporcionando um belo espetáculo aos observadores munidos com pequenos instrumentos óticos como: binóculos, lunetas e telescópios; esse evento poderá ser observado em boa parte da superfície terrestre.

Assim sendo, os observadores localizados na região da Polinésia Francesa na Oceania, poderão acompanhar a fase de desaparecimento e reaparecimento dessa estrela, na fase diurna do dia conforme apresentado na tabela 1.

De igual forma os observadores localizados região do mar do caribe (São Cristóvão e Nevis bem como Trinidad e Tobago) na América Central, poderão também acompanhar as fases de desaparecimento e reaparecimento dessa estrela conforme apresentado na tabela 2.

Já os observadores localizados em grande parte da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru), observarão os eventos de desaparecimento e reaparecimento na fase noturna do dia, conforme apresentado na tabela 3 abaixo.

Além das circunstâncias de gerais de visibilidade e também de desaparecimento e reaparecimento acima mencionadas, abaixo apresentamos o mapa global (figura 2) com a faixa de visibilidade do fenômeno que abrange ilhas localizadas no Oceano Atlântico e Oceano Pacífico respectivamente. 

Rho Sagittarii

A designação de Bayer para rho Sagittarii (Sgr 1, 2 Sagittarii) é compartilhada por duas estrelas (figura 3). As duas estrelas estão separadas por 0,46 graus no céu. Porque também elas estão perto da eclíptica, podem ser ocultadas pela Lua e, muito raramente, por planetas. A próxima ocultação de rho Sagittarii por um planeta ocorrerá em 23 de fevereiro de 2046, quando será ocultada por Vênus.

Rho-1 Sagittarii é uma estrela de um tipo espectral F0III/IV que tem uma magnitude aparente de 3,93. Ela encontra-se cerca de 122 anos-luz da Terra.

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteroides).

No Facebook:

“Ocultações Astronômicas”.

Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'. Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos.

Boas Observações!

Referências:

- MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

- CAMPOS, Antônio Rosa. Almanaque Astronômico Brasileiro 2016. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2015. 115p. Disponível em: <http://www.ceamig.org.br/5_divu/alma2016.pdf> Acesso em 17 Nov. 2015.

- HERALD, Dave. Occult4 v4.1.0.27 (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acess in 28 Abr. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário