quarta-feira, 1 de março de 2017

A ocultação de Netuno pela Lua em 26 de março 2017!

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB

Em 26 de março próximo, a Lua -4% iluminada e uma elongação solar de 23° ocultará o planeta Netuno, nesta oportunidade com uma magnitude visual de 8.0. Trata-se de uma rara oportunidade da realização do registro da ocultação (figura. 1) do mais exterior dos planetas existentes no sistema solar; sendo este evento passível de ser registrado visualmente por observadores munidos de pequenos instrumentos óticos com aberturas de 150mm ou maiores como: lunetas e telescópios.

Somente a fase do reaparecimento do disco do planeta poderá ser observado de uma pequena região a nordeste da América do Sul (Brasil), conforme podemos vislumbrar pelo mapa global (projeção Mercator) apresentado na figura 2 as circunstâncias básicas desta ocultação. Desta forma cores das linhas, ciano apresenta as curvas do evento no desaparecimento e reaparecimento com a lua no nascer ou no ocaso, dependendo da posição geográfica; linha continua branca, apresenta o limite norte da ocultação com o evento ocorrendo em período noturno; linha continua azul; apresenta o limite norte da ocultação com o evento ocorrendo durante a fase crepuscular; já a linha pontilhada vermelha além de indicar o limite norte deste evento, informe que esse fenômeno ocorre a luz do dia.   
   
A tabela 1 abaixo apresenta as circunstâncias gerais da visibilidade (reaparecimento) deste evento no Brasil, para as principais localidades da região acima mencionada.

Como podemos verificar, as regiões meridional e austral do continente africano (Angola, África do Sul, Etiópia, Quênia, Ruanda, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabué) bem como também a porção note da região insular da República Malgaxe (Madagascar) no Oceano Índico este evento ocorrerá à luz do dia. Na tabela 2 abaixo, podemos encontrar as circunstâncias gerais da visibilidade deste evento com enfoque na especial circunstância de uma ocultação rasante nas proximidades da cidade de Antananarivo.
 
Sob as mesmas condições da claridade diurna nesta oportunidade, partes do sudeste asiático (China, China (Tibete), Malásia, Mianmar, Omã, Tailândia e Iêmen); também do subcontinente indiano (Índia, Paquistão, Bangladesh, Nepal e Butão) incluindo a região insular do Sri-Lanka, poderão acompanhar este evento. Na tabela 3 abaixo, podemos encontrar as circunstâncias gerais da visibilidade nesta região, com enfoque na especial circunstância de uma ocultação rasante nas proximidades das cidades de Delhi, Nainital e Nova Delhi na Índia e também a cidade de Sanaa no Iémen.

Netuno 

Netuno é o planeta mais externo no sistema solar e um digno representante dos gigantes gasosos; seu diâmetro equatorial possui 49.500 quilômetros; a história da descoberta deste planeta remonta as pequenas irregularidades no movimento observado de Urano e Netuno, estes descobertos em 13 de março de 1781 por William Herschel e em 23 de setembro de 1846 por Johann Gottfried Galle e também e Louis d'Arrest no Observatório de Berlim, após as análises matemáticas feitas por Urbain Jean Joseph Le Verrier (CAMPOS, 2015).

Esta será a quarta oportunidade de se observar uma ocultação deste planeta neste ano, sendo que das 13 ocultações previstas quatro são passíveis de se acompanhar da América do Sul sendo a mais favorável neste período, a ocorrência de 06 de setembro próximo visível na região sul do continente americano (Argentina, Brasil, Chile e Uruguai) no período noturno com Netuno apresentando uma magnitude visual de 7.8 naquela oportunidade.

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteroides).

No Facebook:

“Ocultações Astronômicas”.

Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'. Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos.

Boas Observações!

Referências:

- MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

- CAMPOS, Antônio Rosa. Almanaque Astronômico Brasileiro 2017. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2016. 135p. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B92tNur3vviSSGoyYW9lNlg5SFU/view?usp=sharing> Acesso em 02 Dez. 2016.

_______, Olá Plutão e Caronte. Prazer em conhecer-lhes! Sky and Observers, 14 Julho 2015. Disponível em: <https://goo.gl/T6ELiK> Acesso em: 17 Jan. 2017.

- HAMILTON, Calvin J. Netuno. Disponível em: <http://astro.if.ufrgs.br/solar/neptune.htm> Acesso em: 17 Jan. 2017.

- HERALD, Dave. Occult4 v4.1.0.27 (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acess in 28 Abr. 2016.

- ROBINSON, Rob. IOTA (Webmasters Homepage) <http://www.lunar-occultations.com/iota/iotandx.htm> - Acess in 16 Jan. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário