quarta-feira, 1 de março de 2017

A ocultação do Planeta Anão (1) Ceres pela Lua em 02 de março 2017!

Antônio Rosa Campos
arcampos_0911@yahoo.com.br
CEAMIG – REA/Brasil – AWB

Em 02 de março próximo, a Lua +22% iluminada e uma elongação solar de 56° ocultará o planeta anão (1) Ceres, nesta oportunidade com uma magnitude visual de 9.0. Trata-se de uma rara oportunidade da realização do registro da ocultação (figura. 1) deste principal representante dos planetas Anões existentes no Cinturão Principal de asteroides do sistema solar; sendo este evento passível de ser registrado visualmente por observadores munidos de pequenos instrumentos óticos com aberturas de 150mm ou maiores como: lunetas e telescópios.

Entretanto este evento poderá ser observado em partes da América do Sul (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) com ênfase na região sudeste do Brasil, conforme podemos vislumbrar pelo mapa global (projeção Mercator) apresentado na figura 2 as circunstâncias básicas desta ocultação. Desta forma cores das linhas, ciano apresenta as curvas do evento no desaparecimento e reaparecimento com a lua no ocaso; linha continua branca, apresenta o limite norte da ocultação com o evento ocorrendo em período noturno; linha continua azul; apresenta o limite norte da ocultação com o evento ocorrendo durante a fase crepuscular; já a linha pontilhada vermelha além de indicar o limite norte deste evento, informe que esse fenômeno ocorre a luz do dia.

A tabela 1 abaixo apresenta as circunstâncias gerais da visibilidade deste evento na América do Sul, para as principais localidades das nações acima mencionadas, como também informa a especial circunstância da ocorrência de uma ocultação rasante nas proximidades da cidade de Sucre na Bolívia.

(1) Ceres 

Como demonstra seu número em ordem de nomeação indicado acima entre parênteses, 1 Ceres foi descoberto em 01 de janeiro de 1801 pelo astrônomo italiano Giuseppe Piazzi (1746 — 1826) no Observatório de Palermo. (MOURÃO, 1987). Tendo recebido inicialmente a designação de Ceres-Ferdinandea, em homenagem à deusa romana da agricultura e a Ferdinando IV (1751 - 1825) rei da Sicília (SCHMADEL, 2003), (1) Ceres foi designado como Planeta Anão (Dwarf Planet) durante a 26ª Assembleia Geral da União Astronômica Internacional, ocorrida entre 14 a 25 de agosto de 2006, em Praga na República Checa (IAU, 2006).

Em 2015 a missão espacial DAWN realizou esta fotografia da superfície de (1) Ceres com a cratera “Occator” aqui representada em cores falsas apresentando diferenças na composição da superfície (figura. 3). Esta cratera mede cerca de 60 milhas (90 quilômetros) de largura. A coloração azul está geralmente associada com um material brilhante, e parece ser consistente com sais, tais como sulfatos. É provável que os materiais de silicato também estão presentes (DAWN, 2017).

Esta será a última oportunidade neste ano de ser observar uma ocultação pelo disco lunar deste planeta anão, sendo que a próxima oportunidade favorável ocorrerá em 15 de junho de 2019, sendo observável em grande parte do oeste da Ásia, com (1) Ceres apresentando uma magnitude visual de 7.4 naquela oportunidade.

Sites recomendados:

"Como observar"
"formulário de reporte"
(ocultações de estrelas por asteroides).

No Facebook:

“Ocultações Astronômicas”.

Este grupo destina-se à divulgação e discussão de eventos astronômicos na área de 'Ocultações'. Ocultações de estrelas e planetas pela Lua, ocultações de estrelas por asteroides e as técnicas empregadas para o registro destes eventos.

Boas Observações!

Referências:

- MOURÃO, Ronaldo Rogério de Freitas. Dicionário Enciclopédico de Astronomia e Astronáutica. Rio e Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1987,  914P.

- CAMPOS, Antônio Rosa. Almanaque Astronômico Brasileiro 2017. Belo Horizonte: Ed. CEAMIG (Centro de Estudos Astronômicos de Minas Gerais), 2016. 135p. Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/0B92tNur3vviSSGoyYW9lNlg5SFU/view?usp=sharing> Acesso em 02 Dez. 2016.

- HERALD, Dave. Occult4 v4.1.0.27 (24 March. 2014) Uptade v4.2.0 available in: <http://www.lunar-occultations.com/occult4/occultupdate.zip> Acess in 28 Abr. 2016.


- ROBINSON, Rob. IOTA (Webmasters Homepage) <http://www.lunar-occultations.com/iota/iotandx.htm> - Acess in 16 Jan. 2017.

- Dawn Home (NASA-JPL). <http://dawn.jpl.nasa.gov/multimedia/images/image-detail.html?id=PIA20180> - Acess in 11 Jan. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário